domingo, 1 de maio de 2016

Família das Myrtaceae


Família das Myrtaceae

Essa família possui cerca de 3000 espécies, e 130 gêneros. Na América a maioria são frutíferas. Aqui na RPPN temos o araça, pitanga, goiaba-da-serra, capororoca, capororoquina e camboim.

Camboim (Paramyrciaria delicatula (D.C.) Kausel

Árvore de madeira dura, pequena, o caule possui casca lisa, bege, solta pequenas lâminas. A floração ocorre de outubro a maio e a frutificação de março a junho e novembro a dezembro.
Há muitas árvores de camboim pela RPPN e ao redor das casas, também  há muitas mudas pelo chão ao redor das árvores maiores.


Cerejeira (Eugennia involucrata DC.

Árvore frutífera de pequeno porte. Casca lisa, cinza clara. Essa cerejeira nativa do sul do Brasil é uma árvores com flores brancas e frutos vermelhos, tipo baga, os pássaros alimentam-se de seus frutos vermelhos que são saborosos em doces, geléias e licores.
Cultivo: A partir dos frutos separa-se as sementes, que germinam em 30 a 40 dias.

Pitangueira (Eugenia uniflora L.)



Árvore frutífera muito importante para a avifauna. É muito cultivada, de uso medicinal. Os frutos são consumidos pela avifauna e pelo homem, ao natural ou em doces. No uso medicinal é usada em casos de diarreia, reumatismo, febre e como diurético. O caule cinza tem aspecto malhado devido a escamação de pequenas placas. Flores brancas, Fruto tipo baga vermelho com o formato de gomos.
O cultivo se dá com as sementes dos frutos, separadas ou com os próprios frutos, que germinam em torno de 20 a 50 dias. Frutifica entre outubro e janeiro. A floração ocorre entre agosto-novembro. Gosta de solos úmidos.

Guabiroba ( Campomanesia xanthocarpa Berg)




Árvore frutífera de médio porte de importância para aves e peixes. Possui madeira dura de boa qualidade, usada para cabos de ferramentas e instrumentos musicais, seus frutos tem alto teor de vitaminas, suas folhas são de uso medicinal para solucionar problemas intestinais e do aparelho urinário. Os frutos são tipo baga, amarelados e achatados. O cultivo se dá a partir das sementes dos frutos, que germinam em 15 a 30 dias e também se reproduz por estaca. Flores brancas solitárias e hermafroditas.

Goiaba-do-mato (Acca sellowiana (Berg) Burret


Pequena árvore frutífera com tronco de cor parda descamante. Flores brancas carnosas com estames vermelhos. O fruto é ovalado, verde de 6 cm de comprimento. Essa frutífera nativa é cultivada em muitos países, com o nome de feijoa,  alguns a exportam, porém no nosso país é quase ignorada. Frutos e flores são alimento para pássaros, bem como usado em doces e geléias. Ideal para ser cultivada em áreas degradadas. A floração ocorre setembro a novembro e a frutificação entre janeiro e abril. A semeadura ocorre através da semente dos frutos que germina entre 30 a 50 dias. O transplante deve ser feito após 6 meses.

Capororoquinha (Myrsine ferrugiena Spr.)

Essa árvore de pequeno porte é muito importante como alimento para uma infinidade de pássaros e animais, como gralhas, sabiás, jacus e bugios. Tem um grande papel na regeneração florestal. A madeira é leve, casca é cinza-rosada separando-se em pequenas placas. Os frutos são do tipo drupa negros, arredondados com 3mm de diâmetro. A semeadura é feita a partir da semente dos frutos, com germinação entre 30 a 60 dias. A floração é entre maio a junho e frutifica entre outubro e dezembro.

Capororoca (Myrsine umbellata Mart. Ex A.DC.)

Árvore de médio porte de madeira quebradiça, usada na construção civil. Seus frutos são de grande importância para a alimentação de pássaros como tucanos, jacus e gralhas, que são grandes dispersores, pois as sementes passam pelo tubo digestivo dos animais. As sementes são tiradas dos frutos e semeadas em canteiros que germinarão em 40 a 60 dias, é recomendado o plantio definitivo após um ano. A casca, cinzenta meio esverdeada e grossa e verrugosa,é fonte de tanino e o decocto da mesma é um remédio contra a lepra. As flors são esverdeadas, os frutos são do tipo drupa, esféricos de cor roxa.
A floração ocorre de dezembro a janeiro e a frutificação entre março a dezembro.

Murta (Campomanesia rhombea Berg)

Árvore de pequeno porte, de madeira dura com abundancia de frutos, alimento de pássaros, como sabiás e bem-te-vis.
A floração ocorre de agosto a dezembro e a frutificação entre dezembro e janeiro. O cultivo pode ser feito por estaquia e com as sementes dos frutos que germinam de 20 a 35 dias. A casca do tronco é esverdeado com placas , as flores são brancas, hemafroditas. O fruto é do tipo baga, esférico amarelo.

Guamirim (Gomidesia palustris (DC.) Kaus)

Pequena árvore de grande importância para a preparação de ambiente para crescimento de outras especies, principalmente no campo, devido a sua rusticidade natural. Os pássaros são dispersores. A floração ocorre novembro a jeneiro e a frutificação entre fevereiro e junho. A casca é cinza-esverdeada. As flores são brancas e os frutos, tipo baga roxo escuro.

Araçá (Psidium cattleyanum Sabine)




Pequena árvore frutífera de madeira pesada, usada em cabo de ferramentas. Seus frutos, tipo baga, variam de amarelo a vermelho, alimento de pássaros e bugios e na fabricação de doces. Adapta-se em solos secos, mas também em banhados. Casca lisa, solta placas finas parecendo de aspecto malhado de cor bege, rica em tanino. No uso medicinal é usada como antidiarreico e anti-hemorrágico. A floração varia conforme a região, ocorre de setembro a janeiro e a frutificação de fevereiro a março.  


Àrvores do Sul
Paulo Backes e Bruno Irgang

Nenhum comentário:

Postar um comentário