terça-feira, 24 de maio de 2016

Família Dicksoniaceae


Família Dicksoniaceae
Essa família é encontrada no hemisfério sul, sua origem remonta ao período Jurássico, antes do aparecimento de árvores e flores. A maioria dos gêneros dessa família são rasteiros, mas há os de tronco aéreo com vários metros de altura. Elas se reproduzem através de esporos. Samambaias e xaxins são do grupo das pteridófitas, palavra que vem do grego (pteridon) que significa feto, pois suas folhas brotam numa posição que lembra um feto humano desenvolvendo-se no útero materno.


Xaxim Dicksonia sellowiana

Na RPPN encontramos um grande número da espécie Dicksonia sellowiana, o xaxim. Eles se desenvolvem sobretudo em lugares úmidos de pouca luz solar, são encontrados em abundância em todo o trajeto do riacho e na trilha das araucárias. 



 Xaxins próximos ao riacho

 Xaxins na trilha que vai a parte da família Dillon




Xaxim ao lado do bambuzal 

 Folhas dividem-se em folhas menores, os folíolos


Essa espécie de samambaia é endêmico da Mata Atlântica, encontrada no bioma floresta ombrófila mista, em regiões de araucária com mais frequência no sudeste e sul do Brasil. Essa espécie é nativa do continente americano. Xaxim é seu nome vulgar. O gênero dicksonia a qual pertence o xaxim consegue se adaptar a baixas temperaturas. A germinação ocorre através de esporos. Seu tronco é aéreo e pode chegar até 4 metros de altura. As folhas divide-se em muitas partes menores chamadas de folíolos. Seu crescimento é muito lento. Plantas epífitas como as orquídeas utilizam-se de seu tronco como suporte.

O xaxim foi muito extorquido e explorada comercialmente, por isso atualmente está na lista do IBAMA como ameaçada de extinção. Segundo a resolução do CONAMA 278/2001, fica proibida sua comercialização. (Portaria do IBAMA, nº 37-N/92 e COPAM 085/97).


Nenhum comentário:

Postar um comentário