sábado, 28 de maio de 2016

Família Iridaceae

Família Iridaceae

São plantas perenes, suas folhas permanecem verdes o ano todo,  apresentam rizoma, bulbo ou caule lenhoso. São monocotiledôneas da ordem Asparagales. No Brasil há muitas espécies endêmicas. A família iridaceae é a família de uma diversidade de ìris, que o senso comum confunde com as orquídeas. O nome íris vem da Grécia em referencia a deusa Ìris. Na mitologia grega a deusa Íris era a  mensageira dos deuses,  manifestada como um arco-íris no céu, simbolizando a ligação entre céu e a terra. 

 Na RPPN encontramos a nativa Íris-da-praia e a exótica Íris japonesa. Elas são encontradas em lugares úmidos, na mata de solo ácido e em lugares rochosos. Se encontram ambiente  propício elas proliferam através do rizoma formando grupos unidos. 

Íris-da-praia (Neomarica candida)

 Essa planta é nativa do Brasil, conhecida como íris-da-praia ou íris-caminhante,
 (Neomarica candida). É resistente ao frio. Na primavera e verão pode florir em lugares de sombra e se dá muito bem em lugares úmidos. Suas flores são brancas com raios marrons e azuis. Possui rizoma com folhas laminares, dispostas em leque, as flores nascem de hastes que as sustentam.  As flores  apresentam pétalas brancas com o núcleo rajado de marrom, do centro formam-se mais  3 pétalas menores, recurvadas e elevadas rajadas de azul. As flores são efêmeras, duram apenas um dia, abrem ao alvorecer e morrem à noite. Proliferam através de sementes, rizomas ou pelas folhas que tocam o chão produzindo mais uma muda, por isso o nome de íris-caminhante.


Fotos de outubro de 2015








Íris-da-praia-azul ou Lírio-roxo  (Neomarica caerulea)

Esta planta também é nativa, suas cores vão do azul ao lilás, também adaptada ao frio
Também é conhecida pelo nome de planta dos apóstolos, pois segundo a crendice popular, ela só floresce depois de formar 12 folhas. 






Íris-japonesa (Íris japonica) 

Essa íris não é nativa, é oriundo do Japão e da China. Ela é encontrada por toda a comunidade, se espalha em lugares úmidos de sombra ou meia sombra e no solo ácido na borda da mata. É uma planta perene. Possui folhas em forma de leque, porém mais largas e mais claras do que a íris-da-praia. Também é resistente ao frio. Suas flores são de cor azul claro com pétalas margeadas com franjas e detalhes em amarelo.

 Fotos tiradas no dia frio de outono, 27 de maio de 2016











Essa planta exótica deve ser tratada com cautela, pois pode causar alergias. Apesar de ser tóxica, na medicina chinesa o rizoma é usado para tratar ferimentos e em decocção para bronquites.


http://www.naturalmedicinalherbs.net/herbs/i/iris-japonica.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário