quarta-feira, 11 de maio de 2016

FAMÍLIA ACCIPITRIDAE

FAMÍLIA ACCIPITRIDAE

As aves de rapinas com hábitos diurnos pertencem a família Accipitridae, abarca os gaviões, abutres e águias. São cerca de 231 espécies em 65 gêneros. Aves  cosmopolitas, encontradas em todos os lugares. A maioria são migratórias. 

Através de seus grandes olhos amarelados e visão apurada caçam suas presas com as garras afiadas, ficam a beira de estrada ou locais onde podem encontrar roedores, pequenas aves e pequenos mamíferos. 
Seu bico encurvado e aguçado revela sua preferencia por carne. Carnívoros, possuem patas com garras bem desenvolvidas para agarrar a presa. As fêmeas são maiores do que os machos, são monogâmicos e territorialistas.
Muitas espécies estão em perigo de extinção devido a perda de seu habitat pelo desmatamento e o uso de produtos químicos na agricultura.


Nas redondezas já encontramos os seguintes:

Gavião-carijó Rupornis magnirostris

Esse gavião é facilmente encontrado nas proximidades do Faxinal, pousando em árvores altas, como araucárias. Mede de 30 a 40 cm de comprimento.  Possui cauda é curta e suas asas são compridas e largas. Seu nome se deve ao peito claro com pintas escuras. 
Essa ave é muito comum no estado do Rio Grande do Sul, também chamado de pega-pinto.  Os mais jovens possuem uma plumagem com coloração carijó mais marrom, parte superior das asas mais escuras. Alimenta-se de  insetos, pequenos animais, pequenas aves etc.. A fêmea incuba 2 ovos  durante um mês, sendo alimentada pelo macho durante esse período.
Essa ave de rapina também é encontrada em ambientes urbanos, bem como em campos, perto da água e bordas de mata.


Ave oportunista, fica de guarda nos altos galhos das árvores a procura da caça





Gavião-de-cauda-curta - Buteo brachyurus

Esse gavião é mais difícil de ser avistado. Foi encontrado dentro da mata no período do verão. Mede de  35 a 45 cm. Como ave de rapina também alimenta-se de pequenos animais. 


Gavião-Caramujeiro - Rostrhamus sociabilis

Esse gavião é facilmente visto pelas redondezas do Faxinal. Alimenta-se de caramujos, de onde vem o seu nome. Seu bico recurvado é uma das suas características, ideal para retirar o alimento de dentro do caramujo. Constroem seus ninhos em colônias em árvores próximas a água, onde incubam de dois a três ovos. São encontrados em todo o continente americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário