quarta-feira, 18 de maio de 2016

Família Fabaceae

Família Fabaceae (Leguminosae)
É a família das leguminosas, seu fruto é o legume tipo vagem. Devido as diferentes características morfológicas são subdivididas em três subfamílias: Faboideae, Caesalpinioideae e Mimosoideae. 

Gênero Calliandra

Calliandra é um gênero botânico com 132 espécies de plantas com flores. Esse gênero inclui espécies da subfamília Mimosoideae. São arbustos e pequenas árvores de folhas bipinadas. Suas flores são formadas por estames finos.


A Caliandra, ( Calliandra tweedii) também conhecida como esponjinha-vermelha é um arbusto originária do Brasil. Caules finos são ramificados com folhas compostas, bipinadas e opostas com pequenos folíolos verdes. As flores vermelhas, semelhantes a pompons, são formadas por estames longos.




Essa planta é encontrada no meio da mata, e por todo o caminho que margeia o arroio, em direção a parte da RPPN da família Dilon. É reconhecida pelas flores vermelhas vistosas que irrompem na parte mais alta dos arbustos. Os arbustos são formados por vários troncos finos, numa altura de até 2 metros com flores vermelhas. Na primavera observa-se mais flores, mas é resistente ao inverno e no outono ainda tem flores.


Caules dos arbustos da caliandra


Nenhum comentário:

Postar um comentário