sexta-feira, 13 de maio de 2016

FAMILIA STRIGIDAE

FAMILIA STRIGIDAE

Antiga família Bubonidae, atualmente a família das corujas é chamada de Strigidae. Com exceção da coruja-das-torres (Tito furcata), todas as outras pertencem a família Strigidae.

Já foram encontrados fósseis dessas aves há 24 milhões de anos atrás. Acredita-se que são originárias da Europa.

Segundo os gregos antigos, as corujas simbolizam a sabedoria, principalmente devido ao tamanho de seus olhos por isso sua imagem é um ícone adotada pelos educadores,  a sábia professora. Para os povos primitivos é considerada uma ave sagrada.
Essas aves, consideradas aves de rapina possuem hábitos noturnos, nas matas à noite saem para caçar, às vezes assustam com seu canto,são silenciosas pois possui uma estrutura nas asas em que o ar flui pelas penas livremente sem produzir ruídos, favorecido também pelas penas macias. Alimentam-se de pequenos vertebrados como roedores, pássaros, insetos, anfíbios, morcegos etc.

Sua audição é muito desenvolvida, consegue perceber sons de suas presas, mesmo em meio a outros ruídos. Possui penachos, falsas  orelhas, que são usadas para assustar os inimigos, pois arrepiam-se. A cabeça é muito maleável pode girar em torno de 270 graus. Possui 4 dedos, sendo que o dedo externo vira para trás facilitando segurar a presa.
Suas cores facilitam a camuflagem. Cada espécie possui uma vocalização característica.

As fêmeas diferem dos machos pelo tamanho, pois são maiores e sua vocalização é mais alta . Reproduzem na primavera. Incubam em torno de 25 dias. Nesse período o macho toma conta da alimentação da fêmea.

Elas trazem muitos benefícios ao homem, pois controlam as populações de ratos, por isso merecem programas sérios de proteção pois que sem elas as populações de ratos e ratazanas aumentam consideravelmente!

Coruja-do-mato
Nome científico: Otus choliba
Essa corujas são comuns nas matas dessa região, porém são difíceis de serem vistas pelos hábitos noturnos. Sua plumagem as camuflam enquanto dormem de dia, mas ás vezes são descobertas, como nas fotos abaixo.



 Dia 13 de janeiro a tardinha, corujas descansando, esperando pelo cair da noite!

2 comentários: