terça-feira, 17 de maio de 2016

Família: Passerellidae

Família  Passerellidae

Os tico-ticos eram classificados na família Emberizidae, porém após a revisão do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, CBRO, 2014, passam para a Família Passerellidae. Esta família, dos tico-ticos e cigarrinha-do-campo  é composta por 9 espécies com ocorrência em território brasileiro.
São aves pequenas com bico cônico adaptado para alimentar-se de sementes e insetos. São aves diurnas, territorialistas e a maioria forma casais monogâmicos na época do acasalamento.
 
Tico-tico

Nome CientíficoZonotrichia capensis
Família : Passerellidae


Essa pequena ave é muito comum no Brasil e em cada região tem um nome diferente. Na RPPN os encontramos dentro da mata, na borda, nas estradas, em locais abertos, nos gramados... Ele é bem adaptado a diversidade de lugares, pois é encontrado nas cidades também.  Cisca no chão a procura de alimentos, como insetos, grãos e frutos. Fazem o ninho no chão, em arbustos baixos ou em ocos de árvores. Muitas vezes sofrem o parasitismo do chopim, que põem seus ovos nos ninhos do tico-tico, deixando a fêmea deste alimentá-los. Ele mede em torno de 15 cm, possui um bico forte. Sua plumagem é rajada de marrom, preto e cinza. No pescoço possui uma faixa avermelhada. 






Tico-tico na borda da mata, ciscando a procura de alimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário