sexta-feira, 22 de abril de 2016

Gavião-carijó – Rupornis magnirostris




Gavião-carijó

Nome Científico:  Rupornis magnirostris
Família : Accipitridae
 
 Foto tirada da estrada nas proximidades da RPPN
Nesta quinta-feira quando estava indo trabalhar, agradecendo pela linda natureza avistada pelo caminho na estrada que liga Fazenda Souza a Ana Rech, avistei um gavião-carijó (Rupornis magnirostris) também é conhecido pelo nome de pega-pinto aqui na região. Ele pertence a família Accipitridae, é encontrado em diferentes ambientes, ocorrendo na América do Sul e em  todo o Brasil.
Observando estas aves temos um sensação de imponência e grande admiração pela sua postura, olhar, modo como voam e a sensação de que se deve preservar a natureza para que essa visão possa ser passada para as futuras gerações.
A espécie possui cerca de 36 cm de comprimento, com plumagem em tons de marrom e negro na cabeça e pescoço. Possui o peito carijó branco e bege. Sua alimentação é muito variada, pequenos vertebrados e insetos. Eles vivem em casais, constroem o ninho no alto das árvores, com 50 cm de diâmetro, onde 2 ovos são incubados pela fêmea, que é alimentada pelo macho durante esse período que pode variar em torno de um mês.
As aves de rapina tem um papel importante no equilíbrio da fauna, pois atuam como reguladores da seleção, pois caçam os doentes e defeituosos. Também  evitam a superpopulação de roedores e aves como os pombos que proliferam demasiadamente nos centros urbanos. O gavião-carijó adapta-se a centros urbanos, pois  não é raro encontrá-lo em janelas de prédios ou no alto de árvores e postes.

 Bióloga: Vania Rech Cainelli

Referências biliográficas
- Helmt Sick, 1988. "Ornitologia Brasileira" 
- Disponível  on line: https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário