terça-feira, 19 de julho de 2016

Família Thraupidae

A família Thraupidae é constituída por pássaros pequenos e médios tais como os  tiês, sanhaços, saíras e outros. São aves coloridas, ou que apresentam cores de alguma forma como o tiê-preto que esconde uma crista vermelha no topo da cabeça. Em algumas espécies os machos são mais coloridos e as fêmeas mais pardacentas, como o cabecinha-castanha. A maioria das espécies são endêmicas da América, principalmente América do Sul. Vivem em grupos ou bandos. Essa família esta sendo revista e aumentada, segundo revisão do CBRO, Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2014, as espécies da família Emberizidae agora pertencem  a família Thraupidae.
Algumas espécies encontradas na RPPN:

Bico-grosso  Saltator maxillosus
Cabecinha-castanha  Pyrrhocoma ruficeps
Saíra-preciosa  Tangara preciosa
Saíra-viúva Pipraeidea melanonota  
Sanhaço-cinzento  Thraupis sayaca sayaca
Sanhaço-frade Stephanophorus diadematus
Tiê-preto Tachyphonus coronatus
Trinca-ferro Saltador similis  

Cabecinha-castanha  Pyrrhocoma ruficeps

Essa ave muito difícil de ser avistada na RPPN, considerada rara,  porém neste inverno já foi avistada várias vezes alimentando-se de quirera nos comedores de aves próximo as moradias.
 O macho é cinza-azulado com a cabeça castanha e máscara preta nos olhos. A fêmea é parda, com cores mais neutras, cabeça castanha, e tons  verde oliva. Alimentam-se de sementes e frutas. Ciscam nas partes baixas da vegetação.








Nenhum comentário:

Postar um comentário