terça-feira, 12 de julho de 2016

Família Picidae



Segundo Wikiaves existem 56 espécies da família Picidae.  Conhecidos como pica-paus pelo fato de alimentarem-se de larvas encontradas nos troncos das árvores e para isso batem nos troncos podres com seu bico forte até furá-lo e com sua língua longa conseguem sugar os insetos escondidos nos troncos.
Sua plumagem varia, mas os machos possuem um bigode vermelho ou mancha vermelha na nuca. Sua cauda é adaptada para facilitar sua alimentação, pois é firme para que ele se apoie nos troncos verticalmente.
Nidificam em ocos de árvores, onde põem ovos que são incubados de 11 a 14 dias pelo casal.
Nessa região encontramos:
Pica-pau-do-campo, (Colaptes campestris campestroides)
Picapauzinho-verde-carijó ( Veniliornis spilogaster)
Pica-pau-anão-carijó (Picumnus nebulosus)
Pica-pau-dourado  Piculus aurulentus )


Pica-Pau-Dourado  Piculus aurulentus )



Este pica-pau é mais difícil de ser avistado. Mede cerca de 20 cm de comprimento e possui duas faixas amarelas do lado da cabeça e  vermelho no alto da cabeça. Asas verde oliva, cauda escura, peito riscado de negro em fundo branco. A fêmea, observe a foto,  possui a coroa verde oliva,  vermelho na nuca e no bigode e amarelo na garganta.  Ave  insetívora, alimenta-se de insetos e larvas  nos troncos de árvores.
 As fotos da página foram tiradas no dia ensolarado, 12 de julho de 2016, na mata,   das 15 às 17 horas essa fêmea ficou no mesmo tronco.
 Esse tronco podre está cheio de larvas, fartura para os pica-paus





 
 A coroa verde oliva  identifica a fêmea, bem como a minúscula plumagem vermelha na nuca e no bico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário