FAMÍLIA FALCONIDAE
A família dos Falconídeos possui cerca de 10 gêneros com 60 espécies. Pertencem a ela os falcões e carcarás. Suas garras são afiadas, matam a presa com o bico, que possui a parte superior curvada propícia para abater a presa.
GAVIÃO-CARRAPATEIRO - Milvago chimachima
O gavião-carrapateiro também é conhecido como chimango-branco, é muito comum nessa região e também um dos mais conhecidos gaviões do Brasil. Ele possui peito e cabeça claros, mas o dorso e asas são escuras. Possui uma lista escura no olho. Alimenta-se do carrapato do gado, mas também de frutas, pequenos anfíbios, filhotes de aves, animais atropelados, etc.. A fêmea poe em torno de 6 ovos, é alimentada pelo macho nesse período.
CARCARÁ -Caracara plancus
Esse falcão é encontrado em todo o Brasil, comum nas beiras de estrada a espera de animais atropelados. Também chamado Caracará . Seu comprimento varia em torno de 56 cm. Suas patas são compridas, possui peito carijó, manchas de cor clara na parte média das extremidade das asas. Sua face é vermelha ou amarela. O bico tem a forma de adunco. Os imaturos são mais escuros. Também alimentam-se de frutos, grãos, animais mortos e vivos. A fêmea incuba 2 a 4 ovos por 28 dias. O ninho é feito com gravetos no alto das árvores. Esse falcão também adapta-se a zonas urbanas com vegetação.
GAVIÃO-CHIMANGO - Milvago chimango
Esse gavião, de 38 a 40 cm, é mais facilmente encontrado em campos e pastagens. Possui pequenas garras, caminha pelo chão parecendo inofensivo. Sua plumagem tem tons de marrom com estrias. Alimenta-se insetos, frutas, ovos, carcaças de animais, anfíbios, peixes pequenos. Constroem ninhos no topo das árvores onde o casal choca de um a cinco ovos por 26 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário