Essa é a família dos arapaçus, essa família possui 14 gêneros com 43 espécies no Brasil. Distribuídos em toda a América Latina.
Arapaçus são aves com plumagens em tons de marrom, verde oliva, ferrugem, de cor lisa ou carijós.
O formato do bico varia conforme o grupo, alguns com bico grande, confundidos com pica-pau. Sua cauda é adaptada para se fixar nos troncos das árvores enquanto se alimentam de insetos, larvas
Reproduzem-se no verão, formam casais monogâmicos, seus ninhos são feitos em cavidades de árvores onde postam de 2 a 3 ovos que afloram em duas semanas. O avanço da zona urbana e a fragmentação de seu habitat tem sido sérias ameaças a sua conservação.
Na RPPN já identificamos os seguintes arapaçus:
Arapaçu-Grande
Nome Científico: Dendrocolaptes platyrostris
Esse arapaçu é grande possui em torno de 26 cm. Alimenta-se de insetos ao vasculhar troncos de árvores com seu bico. Sua garganta é clara e peito com estrias escuras.
Arapaçu-escamoso
Nome Científico: lepidocolaptes squamatus
Em torno de 19 cm. Tem o dorso e asas em tons de marrom. Cabeça e peito são rajados com pintas escuras. Alimenta-se de insetos nos troncos e galhos de árvores. Encontrado nas matas de araucária.
Arapaçu-verde
Nome Científico: Sittasomus griseicapillus
O arapaçu-verde possui em torno de 15 cm de comprimento, seu bico é curto e possui cauda em tons de marrom avermelhado com as pontas duras, o que lhe dá firmeza ao vasculhar os troncos de árvores a procura de insetos. Encontrado no interior das matas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário