segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Parasitismo

O mundo dos insetos é surpreendente! Você sabia que existe o parasitismo de vespa nas lagartas de borboletas e mariposas? Temos visto lagartas com vários ovos nas costas, o olhar leigo pode pensar que são os ovinhos da própria lagarta, difícil de explicar, pois é a borboleta quem põe os ovos. Na verdade são ovos de uma pequena vespa, que se utiliza das lagartas para completar seu ciclo de vida.
 Nesta lagarta branca, os ovinhos, pupas, estão incorporados ao seu corpo, mas trata-se de parasitismo
As vespas parasitóides utilizam-se da lagarta  como fonte de alimento para seus ovos e larvas.




O ciclo de vida dessas vespas dura em torno de 10 dias, ovo, larva e pupa, dependentes do hospedeiro e a fase adulta quando se libertam da lagarta.  As vespas iniciam seu ciclo reprodutivo depositando seus ovos dentro da lagarta através de uma espécie de ferrão, o ovopositor.  Os ovos crescem  alimentando-se de parte de seu corpo, mas não de seus órgãos vitais para não causar a morte do hospedeiro, que acontecerá somente no final do processo. As larvas desenvolvem-se e eclodem na parte externa da lagarta, abrindo o caminho com suas pequenas mandíbulas. Protegidas em minúsculos casulos, como mostrado nas fotos acima, o ciclo se completa com as vespas eclodindo e com a morte da lagarta.
 

Controle biológico de lagartas pragas nas plantações:

Esse parasitismo pode parecer macabro, porém estudos científicos usam essa tática para o controle biológico das pragas da lavoura sem o uso de pesticidas químicos. 
As vespas parasitóides do gênero Trichogramma sp, atualmente são usadas para o combate de pragas na lavoura, como agentes de controle biológico de lagartas devoradoras de plantações de hortaliças, milho, algodão, árvores frutíferas, etc.. Os agrotóxicos, que são tão prejudiciais podem ser substituídos por soluções naturais. O controle biológico envolve o controle das pragas a partir de seus inimigos naturais, é um método sadio que não deixa danos ao meio ambiente. Segundo o IBGE o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos no mundo e a preocupação com o meio ambiente tem levado a pesquisas para a busca de alternativas menos agressoras à saúde ao meio ambiente.

Para saber mais:
https://www.embrapa.br/tema-controle-biologico/sobre-o-tema

Nenhum comentário:

Postar um comentário