sábado, 8 de outubro de 2016

Jacuguaçu



Nome comum: Jacuguaçu, jacu
Nome científico: Penelope obscura
Família: Cracidae
Comprimento: até 85 cm de comprimento
Alimentação: Alimentam-se de frutas, folhas, brotos, grãos e insetos.
Reprodução: Incubam de 2 a 3 ovos em torno de 28 dias, de outubro a março. Vivem em bandos e são monogâmicos.
Plumagem: A plumagem é escura, em geral preta com estrias brancas. A cauda e asas são longas e arredondadas. Possui a cabeça pequena e pescoço alongado. Possui um papo vermelho e saliente na garganta.







Esses galináceos habitam a Mata Atlântica, preferindo as altitudes maiores, sofrem com a caça predatória e com diminuição de seu habitat, o que causou a diminuição de suas populações. Foram pressionados a se adaptaram a presença humana, mas são muito ariscos, sentindo o perigo alçam voo às copas das árvores, onde se deslocam facilmente. Além de sementes e insetos eles também gostam de atacar lavouras com verduras, como couve, couve-flor, enfim em alguns biomas essa espécie está ameaçada de extinção pela perda de habitat.
São dispersores de sementes, pois ao engolir frutas nativas eliminam as sementes pelas fezes, como voam por longas distâncias colaboram para a diversidade e multiplicação da floresta.

Curiosidades: 
No Espírito Santo há uma fazenda que produz um dos cafés mais caros do mundo, em parceria com os jacus. Bandos de jacus alimentam-se das frutinhas do cafezal e ao expelir as sementes pelas fezes, estas são recolhidas, higienizadas e torrados para comercialização, sendo o café mais caro do Brasil, exportado para EUA, Europa e Japão. O jacu escolhe os melhores grãos para se alimentar, por isso os grãos que expelem produz um café mais saboroso que os colhidos naturalmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário