terça-feira, 21 de junho de 2016

Bem-te-vi

Bem-te-vi  pitangus sulphuratus

 O bem-te-vi é muito popular no Brasil, seu nome é uma onomatopeia de seu canto, bem-te-vi. Encontrado em toda a América Latina. Essa ave tem grande capacidade de -adaptação podendo ser encontrada em todos os lugares, desde centros urbanos, praias, campos e florestas.
O nome científico, pitangus sulphuratus, significa pitanguá amarelo, devido ao seu peito amarelo ( latim sulphuratus) . Ave de porte médio pode chegar até 25 cm. O dorso é marrom, garganta esbranquiçada, possui uma lista branca sobre os olhos. No alto da cabeça possui um topete escondido que se eriça mostrando a plumagem amarela. Seu bico é preto. Ele pode ser confundido com outros parecidos,  devido a cores semelhantes como o neinei, porém este tem o bico maior. O bico do bem-te-vi é preto, meio encurvado e longo.
Essa ave é insetívora, devora centenas de insetos, o que ajuda no controle de pragas. Alimenta-se também de frutas como laranja, maçã, pitanga e pequenos anfíbios, pequenos roedores e ovos de outros pássaros. Seu ninho pode ser construido de várias maneiras, em forma de tigela funda, com cavidade lateral, em ocos de árvores ou em cavidades nas estruturas feitas pelo homem. Utiliza-se de materiais naturais para a elaboração de ninho, mas em centros urbanos já foram vistos outros materiais na confecção do ninho, como papéis, plásticos e fios.
Essa ave é muito territorialista, enfrenta aves de rapina quando ameaçam seu ninho.
Costuma pousar em pontos altos , como postes de luz, topo de pinheiros e telhados, onde anunciam o inicio da manhã com seu canto inesquecível!




Nenhum comentário:

Postar um comentário