segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Tansagem



Tansagem
Nome científico: Plantago major L.
Família: Plantaginaceae

Na  Rppn encontramos uma grande proliferação de tansagem, principalmente em lugares úmidos, como nas trilhas. Essa planta, muito conhecida na medicina popular, nasce espontaneamente, como as plantas silvestres, encontrada no mundo inteiro, porém tem sua origem na Europa. 
A tansagem é perene, dá o ano inteiro, adapta-se facilmente em diversos tipos de solo.  Sua folhas concentram-se na base, são grandes e os talos, semelhantes a espigas podem ter até  30 cm. Nessas espigas agrupam-se pequenas flores amareladas. 






Suas propriedades medicinais incluem ação depurativa, diurética, bactericida, adstringente, anti-inflamatória,  febrífuga, cicatrização de feridas, combate problemas urinários e hemorroidas.
As folhas são usadas para fazer chá. As espigas são usadas em casos de enfermidades hepáticas e estomacais. As sementes maceradas com água, aliviam prisão de ventre e desarranjo intestinal.
Essa planta é muito rica em cálcio, potássio, mucilagem e tanino. Pode ser ingerida crua, como salada, ou usada na elaboração de pratos como recheio para omeletes, pasteis, refogados, bolinhos etc

Obs.: A tansagem faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de interesso ao SUS (RENISUS). O Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, instituído em 2008 pretende incluir plantas medicinas e serviços  fitoterápicos  no SUS, reconhecendo assim as práticas populares e tradicionais. 

Para saber mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário