Família Atelidae
No alto de um dos mais altos pinheiros, (Araucaria angustifolia) um grupo reduzido de bugius amanhece nesta segunda-feira, dia 14 de novembro. O último avistamento deu-se há uns 3 meses atrás. Estávamos preocupados, principalmente devido ao crescimento da área urbana nessa região, provocando a fragmentação da mata. Era de manhã cedo e o tempo estava ensolarado. A família era composta de um casal, dois jovens e um bebe. O macho ficou no alto da araucária observando os jovens procurarem folhas tenras nas árvores mais baixas.
A maior parte da dieta dos bugius são folhas, mas também consomem frutos, brotos, flores, sementes, caules e ramos. Esse tipo de alimentação não fornece energia para uma vida ativa, por isso eles passam muito tempo inativos.
Momento de descanso com a família, catação
Os bugius estão classificados como vulneráveis pelas listas oficiais causado principalmente pela perda e fragmentação de seu habitat.
Para saber mais:
FLEXIBILIDADE ALIMENTAR E COMPORTAMENTAL DO BUGIO-RUIVO Alouatta guariba clamitans CABRERA, 1940 (PRIMATES, ATELIDAE) EM RELAÇÃO AO USO DE ESPÉCIES VEGETAIS ALÓCTONES EM CAXIAS DO SUL, RS.Juliana Nascimento Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário