A família dos beija-flores é encontrada somente na América. São aves polinizadoras, pois alimentam-se do pólen das flores.
Essa família possui 322 espécies conhecidas, Brasil e Equador são os países com mais diversidade destas aves. O beija-flor, também citado como colibri é uma ave pequena de até 6 cm que possui o bico longo e língua também longa e bifurcada, para melhor sugar o néctar das flores.
São ágeis, acrobatas, rápidos, mas também podem permanecem imóveis no ar, algumas espécies batem as asas até 80 vezes por segundo. Poligâmicos, os machos são menores, possuem as cores mais vibrantes do que as fêmeas, que se encarregam da construção de ninhos, muito bem elaborados e da criação dos filhotes.
Besourinho-de-bico-vermelho - Chlorostilbon lucidus
Esse beija-flor é muito pequeno, mas muito territorialista, ocupa o alto das árvores para não competir com outros beija-flores. Seu bico é vermelho com a ponta escura. Mede 8,5 cm com um peso de 3,5 gramas.
Beija-flor-de-papo-branco - Leucochloris albicollis
Esse pequeno beija-flor mede 10,5 cm. É uma ave territorialista. Quando as lianas da família Bignoniaceae florescem, eles são vistos no alto das árvores sugando o pólen. Mede aproximadamente 10,5 cm. Esse beija-flor tem seu nome devido ao papo branco. Sua plumagem é verde com a garganta branca. Além de pólen alimenta-se de insetos que são caçados a partir de um poleiro, que pode ser fio de luz ou galhos altos.
Beija-flor-de-papo-branco no alto de uma árvore entre as flores do cipó Dolichandra cynanchoides.
Essa espécie é residente na nossa região, os machos tem um canto trinado longo. São aves poligâmicas, por isso é a fêmea quem constrói o ninho e cuida da ninhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário